3 anos atrás
3 minutos
A Casa da Visão inaugurou na última sexta-feira, 30 de junho, a sua nova sede no prédio anexo à antiga edificação, que agora abriga o Centro Integrado de Especialidades e Reabilitação, importante equipamento da secretaria de saúde da Prefeitura Municipal de Santos. A reabertura no novo espaço contou com a presença da vice-prefeita Renata Bravo e do secretário de saúde Adriano Catapreta, além da equipe da Casa da Visão e Rotary Club Santos Oeste.
As reformas do antigo edifício destinado para a Prefeitura, onde atualmente está localizado o Cier, foram finalizadas em dezembro do ano passado. A obra permitiu a separação dos ambientes designados a Casa da Visão e Centro Integrado, que agora possuem dois prédios distintos. No atual estabelecimento da Casa da Visão, foi construído um edifício de dois andares, totalizando 340m² (170m² para cada pavimento). Apenas o andar térreo está ocupado, sendo utilizado como área de atendimento pela instituição. Funcionam no local o atendimento oftalmológico da Casa da Visão, a sala de reunião do Rotary (associação parceira) e uma sala para o projeto PROMUVI, apoiado pela CDV.
O atendimento, que consistia em cerca de 200 pessoas por mês, mais que dobrou, passando a receber 500 crianças e adolescentes, de 0 a 15 anos, por mês. Entre os principais projetos está o Futuro com Visão, que realiza a doação de óculos para crianças que não têm condição de pagar pelo aparelho. Esses atendimentos são realizados através das policlínicas administradas pela Prefeitura Municipal, que marcam a consulta dos pacientes, encaminhando-os para a Casa da Visão, onde um oftalmologista faz o exame julgando a necessidade da utilização de óculos. O atendimento acontece de terça à sexta-feira, pela manhã, das 8:30 às 11:00, e pela tarde, das 13:30 às 16:00.
A chegada de novos equipamentos oftalmológicos também fez parte da reestruturação do local. Foram adquiridos o auto refrator com ceratômetro, aparelho automático para testes de refração e medição de curvatura corneana, e o topógrafo, que faz o estudo da face externa e curvatura da córnea. Ambas as máquinas foram obtidas através da Emenda Parlamentar do Termo de Fomento, disponibilizado pelo ex-vereador Braz Antunes, no valor de 50 mil reais, ainda no ano de 2020.
PARCERIA
A parceria da instituição com a Prefeitura completa 36 anos em 2021, e a reforma é fruto dessa ligação de longa data. O espaço utilizado pela prefeitura nas novas instalações, onde se encontra o Centro Integrado, é sustentado com o pagamento de aluguel da área para a Casa da Visão. Dessa maneira, o investimento da prefeitura na locação é revertido na própria instituição e no Cier, gerando um sistema de retroalimentação que dá retorno direto para a sociedade, beneficiada pela melhora constante no serviço e atendimento disponível no local.
No total, as reformas tiveram um investimento de 1 milhão e 600 mil reais, sendo um milhão colocado no prédio antigo (atualmente locado pela Prefeitura), e os outros 600 mil na construção do novo prédio da Casa da Visão.
Foto: Leandro Amaral.